APOSTAS DESPORTIVAS

REGISTO

ENTRAR E JOGAR

Antevisão Fenerbahçe-Benfica: Águias tentam sobreviver ao inferno do Şükrü Saraçoğlu contra uma "velha raposa"

Iniciado por Admin, Hoje at 05:40:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Liga dos Campeões. É este o nome que capta a atenção de qualquer adepto de futebol, por mais distraído que esteja. São estes os palcos que jogadores de todo o mundo sonham pisar. Aqui estão os melhores dos melhores. O hino arrepia, o ambiente nas bancadas ferve, entusiasma, cativa.

Depois há os milhões de euros. Muitos milhões. Mas, antes dos milhões, o prestígio. Porque estar na nata do futebol mundial é dar-se a conhecer, é valorizar ativos, fazer crescer a marca.

É na fase de Liga que Benfica e https://sportinforma.sapo.pt/futebol/equipas/fenerbahce-122" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Fenerbahçe querem estar para medir forças com os melhores dos melhores. Os dois conjuntos medem forças, esta quarta-feira, na 1.ª mão do play-off, marcado para às 20h00, no Estádio Şükrü Saraçoğlu.

O https://sportinforma.sapo.pt/futebol/equipas/sl-benfica-48" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Benfica, um dos habitués nestas andanças, quer continuar a ter as grandes noites europeias na Luz. O Fenerbahçe sonha com esses palcos, os olhos dos seus adeptos brilham com a possibilidade de lotar o mítico Şükrü Saraçoğlu, um dos palcos mais emblemáticos da Turquia, para as tão desejadas noites de Champions.

Na luta pelo milhões e pelo prestígio, a equipa de José Mourinho é o último obstáculo no caminho Encarnado rumo à fase de grupos da Champions, que levará à Luz, no mínimo, quatro jogos. Quatro noites europeias de gala, como os adeptos Encarnados já nos habituaram.

Alexander Bah e Manu Silva são os únicos lesionados no lado benfiquista, pelo que Bruno Lage tem muito por onde escolher. O técnico dos vice-campeões nacionais deverá apostar no mesmo onze que venceu o Estrela da Amadora no passado sábado, no 4-4-2 que está a ser utilizado esta época. Resta saber se Lage continuará a apostar em Andreas Schjelderup na esquerda ou se lança Kerem Aktürkoğlu, avançado que está a ser https://sportinforma.sapo.pt/futebol/artigos/benfica-e-fenerbahce-chegam-a-acordo-para-transferencia-de-kerem-akturkoglu" target="_blank" rel="noopener noreferrer">negociado pelos Encarnados exatamente com o adversário desta noite.

Vice-campeão turco, atrás do poderoso e muito reforçado Galatasaray, José Mourinho tenta colocar o Fener na fase de grupos da Champions, algo que não acontece desde a temporada 2008/09. O português lidera uma verdadeira sociedade das Nações, num plantel com 14 nacionalidades, entre eles o português, representado por Nelson Semedo, antigo jogador do Benfica. O brasileiro Anderson Talisca, outro que "explodiu" na Luz antes de sair para outros palcos, é outro dos craques dos canários de Istambul.

Já o Benfica quer estar pela 15ª vez em 16 temporadas na fase de grupos da Champions.

Momento de forma: Benfica invicto, Fenerbahçe já escorregou

O momento da equipa de Bruno Lage - quatro jogos, quatro vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido - dá alento e esperança, após a https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/sporting-cp-vs-sl-benfica-798899" target="_blank" rel="noopener noreferrer">conquista da Supertaça de Portugal diante do Sporting e os dois https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/sl-benfica-vs-nice-801743" target="_blank" rel="noopener noreferrer">triunfos diante do Nice na eliminatória anterior. Mas a estreia na I Liga 2025/26 deixou muito a desejar, https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/estrela-amadora-vs-sl-benfica-798610" target="_blank" rel="noopener noreferrer">apesar da vitória.

Já a turma de José Mourinho entrou com o pé esquerdo na Liga Turca 2025/26, ao empatar a zero bolas no campo do Goztepe, num jogo onde Talisca falhou uma grande penalidade aos 90+4. Mas a equipa já tinha mostrado poder de fogo quando bateu em casa o Feyenoord por 5-2, depois de ter perdido fora por 2-1 fora, na terceira pré-eliminatória de acesso à Champions.

Além de Nelson Semedo e Talisca, o Fenerbahçe tem nas suas fileiras nomes como John Duran, Youssef En Nesyri, Fred, Skriniar, Diego Carlos, Sofyan Amrabat, Sebastian Szymanski, além de vários internacionais turcos.

Os dois conjuntos viram os seus jogos da 1.ª jornada dos respetivos campeonatos adiados, para melhor prepararem os jogos da Champions.

Histórico: Benfica leva vantagem sobre o Fener, mas perde em larga escala para Mourinho

Este será o sétimo jogo entre o Benfica e o Fenerbahçe na provas da UEFA. Os Encarnados levam vantagem, com três vitórias contra duas dos turcos, num histórico que terminou empatado uma vez (1-1).

A primeira vez que se defrontaram, na antiga Taça dos Campeões europeus, o Benfica deu 7-0 aos turcos na Luz, antes de perder fora por 1-0.

$$caption$$

Na caminhada rumo à final da Liga Europa em 2012/13, os Encarnados, liderados por Jorge Jesus, https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/benfica-vs-fenerbahce-40315" target="_blank" rel="noopener noreferrer">venceram 3-1 na Luz, depois de terem https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/fenerbahce-vs-benfica-40314" target="_blank" rel="noopener noreferrer">perdido fora por 1-0, nas meias-finais da prova.

Em 2018/2019, Benfica e Fenerbahçe cruzaram-se na terceira pré-eliminatória da Champions, ganha pelos portugueses: https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/sl-benfica-vs-fenerbahce-460388" target="_blank" rel="noopener noreferrer">vitória 1-0 na Luz e https://sportinforma.sapo.pt/futebol/jogo/fenerbahce-vs-sl-benfica-460389" target="_blank" rel="noopener noreferrer">empate 1-1 em Istambul.

Esta é uma oportunidade para o Benfica quebrar a malapata diante dos canários em Istambul, onde nunca venceu: um empate e duas derrotas, ambas por 1-0. Importante é levar a discussão da eliminatória para a segunda-mão, na Luz.

Se o histórico com o Fenerbahçe é favorável, o mesmo não de pode dizer dos duelos entre o Benfica e José Mourinho. O técnico português de 62 anos já defrontou o Benfica em nove ocasiões e só perdeu uma: foi na final da Taça de Portugal 2003/2004, 10 dias antes de o técnico guiar o FC Porto à vitória na final da Liga dos Campeões diante do Mónaco, no Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen.

Nessa final no Jamor, um golo de Simão Sabrosa, no prolongamento, deu a Taça de Portugal aos Encarnados, de José António Camacho por 2-1, depois de Fyssas pelo Benfica e Derlei pelo FC Porto terem marcado. Nesse jogo, o Benfica jogou com mais a partir dos 70 minutos, quando o central e capitão do FC Porto Jorge Costa, falecido no dia 05 de agosto de 2025.

Nos outros oito jogos, Mourinho venceu o Benfica por quatro vezes como treinador do FC Porto (soma um empate), duas vezes como treinador do Manchester United. Quando comandou a União de Leiria, empatou 1-1 com os Encarnados.

O que dizem os treinadores:

https://sportinforma.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/bruno-lage-e-o-embate-com-o-fenerbahce-jogamos-muito-bem-fora-e-estamos-habituados-a-estes-jogos" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Bruno Lage (Benfica): "A equipa tem a mentalidade de continuar o trabalho que tem vindo a realizar até ao momento, talvez com a pré-época mais curta da história do Benfica. Mérito total dos jogadores, mas também sabemos que, neste momento, temos de olhar para a frente. Estou satisfeito com a prestação de toda a gente, mas sinto que temos muito para dar."

https://sportinforma.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/mourinho-recusa-favoritismo-do-benfica-e-comenta-transferencia-de-akturkoglu-a-situacao-nao-e-comoda" target="_blank" rel="noopener noreferrer">José Mourinho (Fenerbahçe): "Recuso-me a dizer que o Benfica é favorito, é a minha filosofia. Mas sou consciente das dificuldades, o Benfica é uma equipa excelente, tem um ótimo treinador, um mercado fantástico. A equipa está forte, a jogar bem. O facto de o segundo jogo ser na Luz também ajuda. Porque verdadeiramente aqui em casa a decidir no segundo jogo é barra mais pesada."

https://sportinforma.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/daniel-siebert-nomeado-para-apitar-fenerbahce-benfica-no-playoff-da-champions" target="_blank" rel="noopener noreferrer">O jogo terá arbitragem de Daniel Siebert. O juiz alemão, de 41 anos, terá como assistentes Jan Seidel e Dominik Schaal, enquanto Daniel Schlager será o quarto árbitro. No VAR estará Christian Dingert, coadjuvado por Johann Pfeifer.

O Fenerbahçe-Benfica está agendado para às 20h00 desta quarta-feira, no no Sukru Saracoglu Spor Kompleksi, em Istambul.